Criatividade e releitura sobre Leonardo através das obras de Martins de Porangaba
Nas últimas obras elaboradas por Martins de Porangaba e inspiradas nas de Leonardo da Vinci, o artista combina sugestões e linguagens artísticas diversas, com extrema liberdade, alcançando um estilo que se difere pelo cromatismo aceso e por uma pincelada rápida e diluída sugerindo formas sem defini-las. Paralelamente repropõe uma linguagem pictórica imaginária na produção gráfica
Sua atual atitude é mais livre e desenvolvida na escolha dos temas e na experimentação das técnicas pictóricas. No presente repertório aparecem cenas com figuras tratadas que ressentem da sugestão de uma corrente realista na escolha dos temas, na síntese das formas e no cromatismo vivo.
Artista de temperamento receptivo, Martins de Porangaba é um homem de rara sensibilidade que se faz notar pela cultura, humildade, altruísmo, coerência e uma profunda carga de humanidade. Através de mensagem enérgica e concisa, nesta sua fase o artista constrói formas e imagens dinâmicas, anti-naturalistas carregadas de certa geometria caracterizadas de um simbolismo com traços de forte impacto cromático.
O mundo renascentista por ele recriado é também um espetáculo. Paisagens e cenas reemergem de uma atmosfera expressionista e valorizada de inúmeras possibilidades e de um traço fragmentado e ao mesmo tempo efusivo e luminoso, sempre dentro de um equilíbrio de contrastes entre cores e tons. Retratando e homenageando os passos do grande homem renascentista Leonardo Da Vinci, as referências históricas da época em foco são fecundadas pelo artista dentro de uma análise dramática e com elementos novos constituídos pela estrutura e alusões temáticas.
Emanuel von Lauenstein Massarani Crítico de Arte e Presidente do IPH – Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo
Clique nas imagens para ampliá-las!
* Caso tenha interresse em adquirir alguma obra, entre em contato para saber sobre sua disponibilidade para venda, ou mesmo sobre similares!