Internacional Workshop Brande 2002

O velho Galpão de Reparos de Locomotivas (Remise) em Brande -Dinamarca – foi o centro do 10° Internacional Workshop for Visual Artists. O projeto foi iniciado em 1993 com a celebração do 25° aniversário do nascimento da Academia de Pinturas.
A importância do Workshop de Remisen principia pela filosofia de seus organizadores, que vê o respeito pela cultura do “outro” como a base para um futuro harmonioso no mundo e pela visão de que a Arte pode ser ao mesmo tempo, o prazer estético e um recurso universal para a compreensão, a experiência e a manifestação de novos pensamentos – “A Arte é a ponte entre os povos do mundo” – diz Birgit Vinge, diretora do evento.

É um evento sem similares e que reúne anualmente 20 artistas das diversas regiões do mundo, tendo conseguido estabelecer uma rede cultural internacional entre artistas visuais e dar-lhes a oportunidade de tornarem-se membros de um dinâmico e criativo grupo de artistas internacionais que vão sendo conhecidos mundialmente.

Realizado entre os dias 08 e 27 de julho, teve como primeira vez a participação, através de convite oficial, de artistas brasileiros. Martins de Porangaba, Regina Montenegro e Renata Pedrosa foram nossos representantes na Dinamarca. Com o tema “O vento”, os artistas tiveram três semanas para desenvolverem os trabalhos e no término deste prazo foi realizado uma mostra que posteriormente percorrerá a Dinamarca e a Europa.

Com currículo invejável no Brasil e certa expressão no Exterior, Porangaba afirma ter tido uma das experiências mais marcantes de sua vida – “…nunca havia pintado fora de meu país e não sabia como iria reagir, essa experiência mudou por completo a minha visão do mundo e das pessoas. A Arte é uma linguagem universal que sobrepõe as diferenças culturais…”

Suas obras foram um sucesso, a tropicalidade impregnada em seu trabalho despertou o encanto e aqueceu os corações dos dinamarqueses. Os frutos deste evento já estão sendo colhidos, além de ser capa do principal jornal de Brande, suas obras estão sendo representadas pela “Farm of Art” importante Galeria de Langa – Dinamarca e já existe uma proposta de Exposição na Holanda, para 2003.

Pelo visto, os ares dos países baixos fizeram muito bem a Porangaba e principalmente para as artes plásticas brasileira, que pouco reconhecida no Brasil faz enorme sucesso no Exterior,… mas isso já é uma questão cultural.

Comments are closed.